Como classificar a satisfação do cliente de forma eficaz?
Saber como medir a satisfação do cliente ajuda a direcionar suas estratégias.
Existem sinais a que devemos sempre estar atentos para que as vendas continuem sendo um sucesso. Saber verificar e medir a satisfação dos clientes é um dos principais pontos para que seja possível saber se as estratégias de vendas adotadas estão sendo eficientes. Uma análise bem-feita é capaz de ajudar a direcionar seus esforços para o caminho certo.
A satisfação do cliente está totalmente ligada às expectativas que eles criam com o produto ou serviço que você oferece. É importante lembrar que um cliente feliz é um cliente que compartilha boas vivências com os amigos, familiares e nas redes sociais, a qual é uma ótima ferramenta de captação de novos leads.
NPS (Net Promoter Score)
É o método mais usado pelas grandes empresas e que você pode implementar na sua negociação. “De 0 a 10, quanto você recomendaria nossos produtos/serviços para um amigo ou familiar?” – a partir das respostas, você consegue classificar:
- Promotores – Clientes que selecionam de 9 a 10 são os que amam e indicam o seu produto/serviço, sempre que possível, para todos.
- Neutros – 7 a 8 são aqueles que não trocam seu produto/serviço por outro, mas também não fazem questão de indicar.
- Detratores – De 0 a 6 são os clientes que precisam de atenção, que vale a pena fazer um feeback para entender melhor quais são os pontos a melhorar para ser mais assertivo.
Formulário físico
Prepara um formulário com perguntas objetivas sobre itens que são considerados importantes. A dica é destacar os pontos que são considerados críticos e que merecem atenção.
Faça um formulário contendo 5 perguntas com uma escala de 0 a 5, sendo a última discursiva para saber o que seu cliente tem a dizer.
Avaliações online
Pesquisas online otimizam o tempo do corretor e do cliente. A base usada é a classificação por estrelas; normalmente, de 0 a 5 estrelas, sendo:
1 – Ruim
2 – Razoável
3 – Bom
4 – Muito bom
5 – Excelente
Pelos resultados, é possível verificar quais são os pontos a melhorar e quais as estratégias devem ser continuadas. A satisfação dos seus clientes não pode mais ficar em segundo plano, por isso é importante ficar de olho nesses indicadores.