Como conseguir clientes pelo LinkedIn?
As redes sociais deixaram de ser distração para se tornarem lugar de prospecção.
Você é aquele tipo de pessoa que só enxerga as redes sociais como entretenimento? E se a gente lhe contasse que você consegue prospectar clientes diretamente nelas? É isso mesmo! Como especialista em vendas, suas relações nessas mídias devem ser estruturadas e podem ser muito vantajosas. Muitas oportunidades de negócio podem surgir com a estratégia certa aplicada no público certo.
O LinkedIn é uma boa ferramenta a ser explorada. Lançada em 2003, é considerada hoje a maior rede social profissional existente. Assim como em todas as outras redes sociais, o LinkedIn promove interações entre os usuários. O diferencial é que, nessa rede, as interações podem influenciar a carreira do usuário de forma positiva ou negativa. Em função disso, é importante ficar atento para não errar.
O LinkedIn é uma ferramenta perfeita para atrair potenciais clientes, porém para desfrutar das suas funcionalidades é preciso entender como ela funciona e quais são as melhores práticas para alcançar bons resultados. Separamos algumas dicas de como você consegue se diferenciar dos outros usuários e ampliar a sua carteira de clientes apenas usando essa plataforma:
- Tenha um perfil estratégico – Coloque suas informações de forma estratégica; seu perfil é o seu cartão de visitas, a capa do livro que será comprado ou não pelos seus potenciais clientes. Você precisa impressionar as pessoas que estão vendo o seu perfil, esses são os três pontos principais que devem ser preenchidos com muito cuidado: foto, headline e suas experiências.
- Seja ativo – Compartilhe suas experiências, tire dúvidas sobre a sua área e crie debates. Essas ações vão ajudar a criar credibilidade e torná-lo referência em certos assuntos. Quanto mais pessoas prestando atenção no seu conteúdo, mais facilidade de conseguir novos clientes.
- Publique conteúdo de valor – Todo conteúdo deve ser de qualidade e pensado no que as informações podem agregar ao seu público e como poderão ajudar você a convertê-lo em clientes. É o tipo de ação que passa autoridade, gera engajamento e interações espontâneas.
- Construa uma rede de contatos – Pela rede social, você só consegue adicionar à sua rede contatos de até 3° grau. Isso é classificado da seguinte forma:
1° grau: pessoas que já fazem parte da sua rede.
2° grau: pessoas conectada aos seus amigos de 1° grau.
3° grau: pessoas conectadas aos contatos de 3° grau.
Sendo assim, para alcançar mais leads, é preciso ter uma rede extensa. Quanto mais contatos você tiver, maior é a chance de conseguir novos clientes.
Conteúdo com uma boa estratégia pode mudar a maneira como você usa as redes sociais, principalmente no LinkedIn, onde os usuários estão dispostos a novas experiências profissionais e buscam novas possibilidades.