Como um bom planejamento estratégico pode fazer você vender mais com as redes sociais.
Um bom planejamento para as redes sociais pode transformar você em um corretor de referência no mercado, se for aplicado de forma correta.
A essa altura você já sabe a importância das redes sociais para as vendas em geral; por isso, você não deve publicar qualquer coisa nas suas redes profissionais. É importante ter canais próprios bem estruturados e inserir um bom planejamento na rotina de postagens. Muitos profissionais estão passando pela construção dessa presença digital e outros acabam perdidos e começam a se questionar: preciso estar em todas as redes sociais? O que devo publicar? Quantas vezes por semana devo fazer um post?
É muito importante começar pela definição dos objetivos, é preciso ter em mente o que você quer alcançar, pois esse é o primeiro passo para conseguir definir as estratégias que serão usadas no seu planejamento. Alguns exemplos de objetivos são: aumentar as vendas, gerar mais leads, atrair visitantes para seu site, aumentar o engajamento e o alcance. É necessário ainda manter as ideias organizadas em um planejamento, para que as estratégias consigam cumprir sua função.
Criar perfis aleatórios é um tiro no pé, as redes sociais são para o mercado como uma frente de qualquer empresa e isso não muda quando o assunto é o mundo dos seguros. Por isso, a dedicação e as ferramentas corretas para obter sucesso são fundamentais. Separamos algumas dicas para que sua estratégia nas redes sociais seja a mais assertiva possível:
- Trace o perfil do seu cliente ideal
As redes sociais são comunidades onde as pessoas buscam realizar conexões a partir de algo em comum. Por isso, é importante que você, corretor, saiba se comunicar com o público que quer receber esse tipo de conteúdo. Para chegar a esse cliente ideal, você vai precisar criar uma persona, que é a descrição mais detalhada possível de um personagem que vai representar o seu cliente. É a partir desse perfil que você vai começar a produzir conteúdos para se comunicar com esse nicho de pessoas.
- Entenda o mercado atual
Para que você entenda qual o cenário atual do mercado de seguros, é importante fazer uma análise diagnóstica, colocando na ponta do lápis os prós e os contras, como: as fraquezas, as oportunidades, suas forças e ameaças.
- Projete metas para alcançar seus objetivos
Lembra dos objetivos que falamos logo no início do texto? Pois é, será necessário que você trace os melhores caminhos e metas bem específicas para alcançá-los. Só a partir dessas metas você conseguirá definir seu planejamento tático. Por exemplo: o objetivo é aumentar o engajamento, então você vai manter a constância das postagens com os formatos que estão em alta em cada rede.
- Mantenha uma constância
É fundamental que você mantenha constância nas publicações, afinal quem não é visto não é lembrado. Sempre mantenha suas redes abastecidas e interaja com seu público. Você consegue fazer isso de forma organizada montando um cronograma mensal de publicações; e, diante desse cronograma, você conseguirá visualizar como cada postagem consegue colocar em prática um pouco da sua estratégia.
Agora que te demos o mapa para chegar ao pote de ouro e fechar cada vez mais contratos, chegou a hora de começar a planejar e colocar as dicas em prática para bombar as suas redes sociais e conseguir converter mais vendas. Lembrando que um planejamento não precisa ser engessado, você pode olhar o cenário atual e, a partir das observações, trazer informações para o seu cliente.