Como usar o marketing digital para alavancar as vendas?
Já conversamos sobre a importância da presença online e do marketing digital para as suas vendas. Hoje, vamos falar sobre como o conceito do marketing mudou com a transformação digital, a ascensão das redes sociais e as estratégias de gerenciamento dessas mídias, principalmente pela possibilidade de interação com os usuários.
Se antes os fundamentos do marketing eram totalmente voltados para o produto, hoje não mais. Os clientes se tornaram o principal alvo das estratégias e da construção da marca. Por isso, um novo conceito ganhou espaço no mercado: o dos 4 Cs do marketing.
Com a evolução das redes sociais e o papel que elas desempenham hoje, os clientes passaram a ser, além de consumidores, os principais promotores da sua marca. E isso justifica a mudança de foco do produto para o cliente. Agora, vejamos o significado desses 4 Cs, que se referem a: cliente, custo, conveniência e comunicação.
- Cliente
É ele que vai tomar a decisão de compra, todos os próximos passos devem ser feitos pensando nele e em como suprir suas necessidades
- Custo
O custo não tem nada a ver com o preço do seu produto, ele leva em consideração o custo como um todo. São os gastos que você pode ter para oferecer o produto para o seu cliente.
- Conveniência
Neste ponto, você precisa conhecer bem o seu produto para saber como alcançar de forma eficaz o seu cliente com uma comunicação mais assertiva. Afinal, estamos falando aqui também sobre a experiência do cliente com o produto que você está oferecendo.
- Comunicação
A comunicação, nesta etapa, tem muito mais a ver com a forma de como você se relaciona com o consumidor; você precisa conversar e manter o diálogo com ele para que seja criada uma relação mais próxima.
Colocar o conceito dos 4 Cs em prática lhe ajuda a prestar o melhor serviço para seus clientes, até por que você poderá colocar qualquer estratégia de marketing em prática que vai obter resultados. Afinal, você terá conexão com eles e conseguirá conversões.