Follow up de vendas: a estratégia para não perder seus clientes.
O seu diferencial pode ser a sua estratégia na experiência do cliente.
Conquistar novos clientes é muito importante, mas fazer o acompanhamento dos seus clientes ativos é uma oportunidade de desenvolver um relacionamento mais consistente, criar valor, confiança e fechar mais contratos. Para que essa nutrição seja feita de forma eficaz, a experiência do cliente precisar estar em foco na estratégia para melhorar a interação entre corretor e cliente.
Follow up é uma expressão em inglês que se entende como “acompanhamento”. No caso de vendas, é a estratégia usada logo após a apresentação da sua proposta para o cliente. Mensagens diárias não são o bastante, é preciso ter um planejamento para que essa estratégia seja um sucesso. Esse acompanhamento pode ser feito pelo WhatsApp, telefone ou videoconferência – tudo isso depende da disponibilidade do seu cliente.
Para um follow up de sucesso, existem três pilares importantes: pré-venda, durante a venda e pós-venda. Na pré-venda, você deve se planejar e buscar conhecer as necessidades do seu cliente, para a abordagem ser mais eficaz. A fase durante a venda é o momento que vai determinar se a sua venda será efetivada ou não; por isso, é importante entrar em contato com o cliente e lembrá-lo do assunto, dar importância à negociação. O pós-venda, muitas vezes, é esquecido, mas, quando você realiza esse acompanhamento com o cliente, é construída uma relação de confiança, sendo assim ele pode promover sua marca, indicar novos contatos ou dar um up em seus serviços.
O importante é não deixar o cliente sozinho na hora de tomar a decisão. Separamos três passos fundamentais para você construir um bom follow up.
- Planeje-se – Improvisar pode não ser uma boa ideia, por isso pegue todas as informações que você tiver sobre o cliente e deixe se atendimento o mais personalizado possível.
- Passe informações relevantes – Tente passar dados importantes e relevantes para garantir avanço na negociação; saturar pode sufocá-lo e acabar em uma direção contrária ao objetivo.
- Seja contínuo – Mantenha uma constância, esquecer seu cliente após fechar o contrato não é uma opção, suas ações devem continuar e novos objetivos devem ser traçados quanto a esse contrato.
Esses pequenos gestos podem diferenciar você de todos os outros e gerar uma preferência. Conheça seu público e crie estratégias adequadas a partir disso. Mas, lembre-se: tudo tem sua dose certa, e a linha entre o follow up e a inconveniência pode ser bem próxima. Esteja atendo e mantenha uma comunicação sem ruídos, assim você vai levar suas vendas para outro patamar.