Neurolinguística: como usar a técnica para aumentar suas vendas.
Ter escuta ativa é um dos principais diferenciais na hora de fechar contratos.
Conhecer técnicas que podem ser um diferencial na hora de vender é essencial para se destacar no ramo dos negócios, e o setor de seguros não fica de fora. Por isso, é importante que os corretores tenham em vista que estratégias de persuasão e empatia, assim como a programação neurolinguística em vendas, podem ajudá-los a obter resultados mais positivos.
Conhecida também como PNL, a programação neurolinguística tem por objetivo mostrar como a linguagem, o pensamento e o comportamento estão conectados e como, a partir da estimulação certa, podem gerar reações específicas para ajudar de forma positiva no relacionamento com o cliente.
Para ficar mais fácil compreender, vejam como funciona o processo: uma pessoa recebe uma informação por meio sensorial, essa informação passa por alguns filtros que existem em nosso subconsciente e gera uma resposta verbal ou não-verbal. Portanto, saber um pouco mais sobre PNL torna mais fácil entender como essa técnica pode ajudar a conseguir mais clientes, certo?
Diferente do que muita gente pensa, não é difícil usar essa técnica, principalmente quando falamos em vendas. É preciso olhar com atenção e entender como funcionam, praticar e entender o objetivo de cada uma. Destacamos pra você alguns exemplos que podem dar um up nas suas negociações:
- Faça o uso de metáforas – Exemplificar casos que tenham conexão com a realidade do seu cliente ajuda a criar um entendimento melhor sobre temas mais complexos de forma mais simples.
- Crie uma relação – A técnica de rapport, que consiste em criar uma ligação de empatia com outra pessoa para se comunicar com menos resistência, é usada para transmitir mais conforto e reforçar a empatia. Por exemplo, quando um vendedor começa a repetir seus gestos para que consiga se conectar, entrar na mesma frequência e facilitar o entendimento com seu interlocutor.
- Linguagem corporal – Fique atento aos sinais que os clientes passam a partir da sua linguagem corporal. Alguns sinais e gestos são capazes de indicar se ele está de acordo ou não com a negociação.
- Associação com o futuro – Faça conexões com o futuro, use a imaginação do seu cliente a seu favor e o ajude a focar no seu futuro ideal. Quando isso ocorrer, você será o responsável para mostrar o melhor caminho, com as melhores condições que ele poderá percorrer para chegar ao seu objetivo.
Essas são algumas das técnicas da programação neurolinguística que você pode aplicar e que fazem toda diferença na hora de fechar mais contratos, treine as técnicas e só entre em campo quando estiver pronto. Fazendo isso, você aumentará seus resultados de forma significante.