Saiba como utilizar o WhatsApp Business como ferramenta de CRM
Estratégia pode manter relacionamento personalizado e relevante, alavancando as vendas.
Não é difícil entender as razões pelas quais cada vez mais profissionais estão optando por usar o WhatsApp como principal canal de comunicação com o cliente – o aplicativo facilita a troca de informações em todo o processo de compra, desde o primeiro contato até o pós-venda.
Consequentemente, o WhatsApp – sobretudo depois do lançamento de sua versão Business – vem se firmando cada vez mais como uma ferramenta de CRM para empresas e profissionais autônomos, como os corretores de planos médicos e de benefícios, capaz de fornecer vantagens concretas, tanto do ponto de vista comercial como de assistência no pós-venda e na fidelização de clientes.
O que é esse tal de CRM?
A sigla CRM significa Customer Relationship Management e refere-se a todas as estratégias, técnicas, ferramentas e tecnologias usadas por empresas e profissionais para desenvolver, reter e adquirir clientes.
Com um CRM implementado, fica muito mais fácil encontrar novos clientes, ganhar sua confiança, fornecer suporte qualificado e serviços adicionais em todo o relacionamento, com base em informações personalizadas.
Quais são os primeiros passos?
É fácil começar a utilizar o potencial do WhatsApp em seu negócio: depois de criar e configurar uma conta no WhatsApp Business, nas configurações do aplicativo, tudo o que você precisa fazer é começar a divulgar seu contato por meio de seus canais de comunicação.
Ao criar uma conta e divulgar seu número, os primeiros clientes começarão a se comunicar com você pelo aplicativo. Alguns deles podem solicitar informações sobre planos ou cotações e outros podem precisar de assistência depois de uma compra, por exemplo. Em ambos os casos, é preciso estar pronto para responder rapidamente às perguntas feitas pelo cliente.
Se você não está disponível para atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana, pode ser muito útil aproveitar a capacidade do WhatsApp Business de configurar uma mensagem automática, que funciona como autorresposta para atender às expectativas do cliente.
Por exemplo, você pode aproveitar a mensagem automatizada para especificar quando estará disponível ou inserir um link para perguntas frequentes que podem resolver diretamente o problema levantado pelo cliente.
Informação registrada: o segredo para aumentar as vendas.
Toda vez que um novo contato for registrado ou avançar de etapa no processo de venda de um plano, o histórico do relacionamento precisa ser atualizado no CRM. É fundamental que as informações sejam salvas pelo corretor à medida que a conversa se desenvolva. Com essas informações, o corretor pode entender e analisar quais são as necessidades específicas desse cliente e usá-las para potencializar seus negócios.
No entanto, ainda que manter um relacionamento com o cliente, mesmo depois da venda, seja importante, é preciso ter cuidado para que a conversa não se torne excessiva ou sem relevância, configurando spam.